﷯ folhacds 18 ABRIL 2017

Vale de Cambra garante mais de 30 milhões de euros de investimento

-

Vale de Cambra em poucos meses conseguiu garantir mais de 30 milhões de euros de investimento no sector público e privado através da apresentação de candidaturas no âmbito do atual quadro comunitário.

 

Vale de Cambra afirma-se pela capacidade das suas empresas e do seu município em aproveitarem as oportunidades que surgem do financiamento decorrente do Portugal 2020.

 

No momento em que se encontram pendentes de aprovação muitas candidaturas, poderemos desde já afirmar que o concelho usufruirá de um valor histórico no que toca a investimentos, bem como ao aproveitamento de fundos.

 

As empresas estabelecidas localmente possuem no seu ADN características que permitem a afirmação do concelho e contribuem largamente para a riqueza da região e têm um peso per capita nas exportações muito acima da média nacional. O tecido empresarial de Vale de Cambra é empreendedor, inovador, competitivo e empregador. As empresas facilmente adaptam-se às novas exigências do mundo global e contribuem significativamente para que o concelho e a região possuam as taxas de desemprego mais baixas do país.

 

À data as empresas de Vale de Cambra já asseguraram um investimento superior a 17 milhões de euros e fundos comunitários num valor superior a 10 milhões. A aposta na internacionalização, a otimização energética, a diversificação de produtos, a inovação, a promoção dos produtos, a formação, a implantação de sistemas de gestão de qualidade e o aumento da capacidade produtiva são as razões da apresentação de candidaturas que resultaram na aprovação destes valores claramente significativos.

 

As empresas de Vale de Cambra preparam-se para continuar a afirmar o concelho como uma das mais significativas potências económicas da região.

O município de Vale de Cambra, não fica para trás, e acompanha os empresários no desígnio de melhorar à qualidade de vida dos cambrenses e na afirmação económica do concelho. Até ao presente momento o Município, presidido por José Pinheiro do CDS, já assegurou investimento superior a 15 milhões de euros e financiamento comunitário num valor muito próximo dos 12 milhões de euros.

 

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), o Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) da Área Metropolitana do Porto e o Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) são os programas que mais contribuem para os valores já aprovados.

 

No âmbito do Plano Estratégico e Desenvolvimento Urbano, Vale de Cambra assegurou um investimento na ordem dos 6,7 milhões de euros que contempla obras de reabilitação do mercado municipal, da biblioteca e do Cinema, bem como a requalificação das principais vias pedonais urbanas.

 

Na área da educação estão assegurados investimentos superiores a 3 milhões de euros correspondentes à requalificação da Escola EB 2 /3 das Dairas, e às obras de reabilitação das Escolas Básicas de Macinhata, Areias (ambas em São Pedro de Castelões) e da Praça (Macieira de Cambra).

 

De destacar também a aprovação no âmbito do POSEUR de 4,3 milhões de euros de investimento no abastecimento de água e saneamento básico.

 

Vale de Cambra estará assim no “bom caminho face ao dinamismo e à determinação dos nossos empresários e a competência e ao rigor dos nossos autarcas”.