// NACIONAL V Congresso Regional dos Açores “Nove Ilhas, Um Horizonte” _

Nos passados dias 2 e 3 de Março realizou-se o V Congresso Regional dos Açores da Juventude Popular (JP), no concelho de Praia da Vitória, na ilha Terceira. Os trabalhos contaram com a presença do Presidente da JP, Francisco Rodrigues dos Santos, que foi testemunhar o crescimento, a afirmação e a consolidação que a JP vive no arquipélago.

 

 O discurso de abertura coube ao Presidente cessante, Alonso Miguel, líder da estrutura desde 2013, que se dirigiu aos congressistas fazendo um balanço muito positivo do mandato – pelas actividades até ali desenvolvidas e pelo dinamismo, crescimento da estrutura e participação activa de tantos jovens - e relembrando que, antes do seu congresso, não existiam quaiquer estruturas eleitas da JP nos Açores desde 2003, afirmando: “Coube-nos a árdua e desafiante tarefa de erguer a JP Açores e traçar o rumo a partir de uma folha em branco, criando de raiz, primeiro as estruturas locais, concelhias e de ilha, e depois lutar pela realização do Congresso da nossa eleição, o IV Congresso da JP Açores, em São Jorge, em maio de 2013. E portanto, o simples facto de estarmos aqui reunidos hoje, mais vivos do que nunca, garantido a continuidade, a renovação e o crescimento da JP e do CDS-PP nos Açores, creio que nos permite concluir que este é também um dia memorável.”

 

 Alonso Miguel agradeceu ainda à estrutura nacional da JP, na pessoa do seu Presidente ali presente, por todo o apoio à estrutura regional dos Açores, e ao Presidente do CDS Açores, Dr. Artur Lima, pelo constante amparo e aposta nas novas gerações da JP, nomeadamente nos últimos actos eleitorais da região, onde a JP contou com dezenas de eleitos em Assembleias de Freguesia, com 5 Deputados Municipais, 2 Vereadores, 1 Presidente de Junta de Freguesia e, por fim, com a sua própria eleição como Deputado Regional, permitindo que a JP passasse a ter a sua própria voz no Parlamento Regional.

 

 Com a apresentação de 11 Moções de Estratégia Sectorial e 1 Moção de Estratégia Global (esta última intitulada de “Uma Juventude de Oportunidades”, subscrita pela militante Séfora Costa, candidata única à liderança da estrutura regional), a discussão de ideias mostrou-se muito participada e profícua para o futuro da estrutura.

 

 Séfora Costa, eleita Presidente da JP Açores para o próximo quadriénio, no seu discurso de vitória, agradeceu o contributo de todos e comprometeu-se a integrar todas as ideias e propostas, que afinal iam de encontro à sua estratégia de crescimento e continua afirmação da estrutura. Prestou ainda um agradecimento a todos os dirigentes cessantes, em especial ao seu antecessor, Alonso Miguel, “pelo notável e incansável trabalho realizado para implantar e consolidar a JP nos Açores, pela forma exemplar como liderou e como a todos representou, não apenas os militantes e dirigentes da JP mas também como defendeu os interesses de todos os jovens Açorianos”. Ficou no final o compromisso: “Trabalharemos para fazer crescer ainda mais a JP Açores, aumentando a sua força, expressão e representatividade, de forma a podermos contribuir ainda mais para um melhor futuro para os jovens açorianos. E esforçar-nos-emos para oferecer aos Jovens Açorianos uma alternativa credível e séria e para que se possam sentir devidamente representados, restabelecendo e fortalecendo a confiança dos jovens na política e trabalhando para dar resposta aos seus maiores desideratos.”

ÓRGÃOS REGIONAIS DA JUVENTUDE POPULAR DOS AÇORES ELEITOS

Para o Mandato 2018-2022

 

 

CONGRESSO REGIONAL

 

Presidente - Félix André Miguel Rodrigues

 

Vice-Presidente - Miguel Nunes Sabino

 

Vice-Presidente - Nuno Miguel Bettencourt Câmara

 

Secretário - Alexandre Miguel Casimiro Fontes

 

Secretário - Daniela Carina Linhares Santos

 

 

CONSELHO REGIONAL

 

Presidente - Ana Carolina Galego Ataíde

 

Vice-Presidente - Patrícia da Silva Sousa

 

Vice-Presidente - Artur Miguel Morgado C. A. Ponte

 

Vogal - Filipe Miguel Santos

 

Vogal - Bruno Bettencourt Silva

 

Vogal - João Pedro Barbosa Cabral

 

Vogal - Fabiana Carina Vieira Barros

 

Vogal - Pedro António Alves Almeida

 

Vogal - Liane Isabel L. T. Sousa

 

Vogal - Gonçalo Oliveira Picanço

 

Vogal - Vasco Borges de Quadros

 

 

COMISSÃO POLÍTICA REGIONAL

 

Presidente - Séfora Veríssimo Costa

 

Vice-Presidente - Emanuel Filipe Gregório Areias

 

Vice-Presidente - Ana Rita Ramos Rodrigues

 

Vice-Presidente - Jorge Duarte Sousa Cardoso

 

Secretário-Geral - André Miguel da Silveira

 

Vogal - Ricardo  Manuel Pontes Silveira

 

Vogal - José Rodrigo Rosa Freitas

 

Vogal - Jéssica Borges Pinto

 

Vogal  - André Filipe da Silva Branco

 

Vogal - Jorge Miguel Medeiro Correia

 

Vogal - Rúben Jorge Vieira Barros

 

Vogal - Ana Beatriz Zimbron Silva

 

Vogal - Catarina de Fátima Mendes Godinho

 

 

COMISSÃO REGIONAL DE FISCALIZAÇÃO E DISCIPLINA

 

Presidente - Marcelo Filipe da Silva Aguiar

 

Vice-Presidente - Vera Lúcia Carmo Bettencourt

 

Vogal - Joana Pavão Sousa

 

 

CONSELHO CONSULTIVO DA JP AÇORES

 

Coordenador - António Eduardo da Rosa Freitas

 

Vice-Coordenador - Diogo Gonçalo Leite Andrade

 

Vice-Coordenador - Tiago Félix Cabral

 

Vogal - Ariana Filipa Fernandes Furtado

 

Vogal - João Francisco Ramalho Gomes

 

﷯ folhacds 22 MARÇO 2018