// AUTARCAS Porto Qualifica _ // pOrto

A Câmara Municipal do Porto, pelo gabinete da vereadora Catarina Araújo, do CDS, volta a marcar presença no certame Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego  com um stand povoado de dinâmicas em curso na cidade, congregando múltiplos protagonistas e parceiros. Educação, juventude, desenvolvimento social, promoção da empregabilidade, atração de investimento e valorização do talento são áreas do trabalho municipal, partilhado por vários pelouros, que permitem criar quatro dias de um programa diversificado, com várias atividades e apresentações.

 

O espaço municipal é dinamizado com a Feira Porto de Futuro que integra um conjunto de miniempresas desenvolvidas em contexto de sala de aula no âmbito do programa "A Empresa" da JAPortugal. Na Qualifica, estes projetos, desenvolvidos por sete equipas de quatro escolas secundárias, são apresentados em formato de competição, para escolha da melhor ideia de negócio. Com o conceito, pretende-se estimular uma cultura de empreendedorismo em jovens estudantes.

 

A Cidade das Profissões, espaço municipal para as áreas de formação, empregabilidade, empreendedorismo e desenvolvimento de competências-chave; a oferta formativa de vários agrupamentos e escolas; momentos musicais proporcionados por academias do Porto; e atividades relacionadas com as temáticas do certame vão tornar o stand do Município do Porto num espaço de interação. É ainda de destacar a atuação, no âmbito da sessão de encerramento da Qualifica 2080, da Orquestra Juvenil da Bonjóia.

 

Na Qualifica vão estar distintas instituições de ensino, nacionais e estrangeiras. O Canadá é o país convidado, estando representar por seis das suas principais universidades. Também Espanha, através da Universidade Nebrija de Madrid, e a República Checa, com a Universidade de Marasyk, marcam presença. De Portugal participam as principais faculdades, públicas e privadas, bem como várias entidades oficiais, tais como o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Instituto de Emprego e Formação Profissional ou o Programa Operacional Capital Humano.

Sob o tema "Love the Planet", desenha-se uma edição que atenta para a necessidade de se preservar o ambiente, mediante a opção de práticas que garantam futuro. Como forma de incentivo, a organização da feira promoveu um concurso destinado a alunos dos ensinos secundário e superior, propondo-lhes a realização de um pequeno vídeo alusivo ao tema.

 

 

 

 

 

 

﷯ folhacds 22 MARÇO 2018