// AUTARCAS Braga reforça meios dos Bombeiros _

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga passa a contar com mais 13 novos elementos, que assinaram contrato com o Município de Braga, entidade empregadora daquela corporação. Pela primeira vez em 219 anos, duas mulheres foram integradas na estrutura profissional, como salientou a autarquia.

 

Ricardo Rio, presente na cerimónia, salientou a “responsabilidade” a cargo dos 13 novos elementos, reforçando que “Braga e os bracarenses” confiam no trabalho da instituição “em prol da segurança e salvaguarda de pessoas, bens e do território”. A Câmara Municipal de Braga é gerida numa coligação na qual participa o CDS com os vereadores Altino Bessa e Lídia Dias.

 

Com os novos elementos, que vão ter formação no quartel de Braga, mas também no Porto, na Lousã e em Coimbra, a CBS de Braga passa a contar com 85 profissionais a tempo inteiro.

 

Já havia sido anunciado pela autarquia que a companhia ia ser aumentada, assim como os Bombeiros Voluntários de Braga vão constituir cinco vagas para função profissional através da criação de uma EIP.

 

Estas são algumas das medidas do Município de Braga para tentar apetrechar o concelho, não só a nível de segurança durante todo o ano, mas também com especial enfoque no período de incêndios, depois dos acontecimentos trágicos vividos em 2017, onde foram apontadas falhas a serviços do Estado por um relatório independente, que deveria ter como uma das suas missões essenciais a proteção da vida e dos bens dos cidadãos.

 

 

 

﷯ folhacds 16 MAIO 2018